Projecto Educativo

4 - Caracterização da Actividade Educativa

4.1 - Pedagogia Preventiva de D. Bosco

A AAASE, como Instituição Salesiana centra-se nos fundamentos deixados por S. João Bosco, que assentam na singularidade do seu sistema preventivo. A razão, a religião e o amor são os três grandes pilares pelos quais se rege a nossa pedagogia.

A aplicação deste sistema prevê:

  • Criar um ambiente familiar que promova, estimule e apoie o gosto pelo bem;
  • Marcar uma presença contínua e positiva na vida das crianças;
  • Ajudar a superar vivências que possam incidir negativamente no crescimento integral da sua personalidade;
  • Desenvolver positivamente o seu potencial interior;
  • Prevenir o aparecimento de rotinas, situações e hábitos desajustados.

 

4.2 - Orientações Curriculares do Pré-escolar

A AAASE tem como ponto de apoio para a prática pedagógica dos educadores as Orientações Curriculares do Ministério da Educação em vigor desde 2016, dirigidas ao Pré-escolar e orientadoras dos princípios educativos da Creche.

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar baseiam-se nos objetivos globais pedagógicos definidos pela Lei Quadro n.º 5/97, de 10 de fevereiro e destinam-se a apoiar a construção e gestão do currículo no jardim de infância, da responsabilidade de cada educador/a, em colaboração com a equipa educativa do estabelecimento/agrupamento.

Apesar de a legislação do sistema educativo (Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei Quadro da Educação Pré-Escolar) incluir apenas a educação pré-escolar a partir dos 3 anos, não abrangendo a educação para os 0-3 anos (creche), considera-se, de acordo com a Recomendação do Conselho Nacional de Educação, que esta é um direito da criança. Assim, importa que haja uma unidade em toda a pedagogia para a infância e que o trabalho profissional com crianças dos 0 aos 6 anos tenha fundamentos comuns e seja orientado pelos mesmos princípios.

SILVA, Isabel Lopes da, MARQUES Liliana, MATA Lourdes, ROSA Manuela, 2016 Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa, Ministério da Educação/Direcção Geral da Educação (DGE).

 

4.3 - Princípios Orientadores da Creche

De forma a garantir a qualidade da Creche, que consideramos depender de conhecimentos específicos, de competências e de uma planificação adequada, bem como do conhecimento sobre o desenvolvimento das crianças da primeira infância, interligado com a resposta às suas necessidades individuais e das respetivas famílias, a equipa pedagógica traça um Currículo adaptado à faixa etária dos 0 aos 3 anos, o qual serve de orientação à sua prática educativa.

Para a prossecução dos objetivos pedagógicos referidos na Portaria nº262/2011 de 31 de agosto, o projeto pedagógico ou curricular de cada sala (PCS) fazem parte: o plano de atividades pedagógicas que contempla as ações educativas promotoras do desenvolvimento global das crianças, nomeadamente motor, cognitivo, pessoal, emocional e social; o plano de informação que integra um conjunto de ações de sensibilização das famílias na área da parentalidade.

O PCS é dirigido a cada grupo de crianças, elaborado pela equipa técnica com a participação das famílias e, sempre que se justifique, em colaboração com os serviços da comunidade, sendo linha orientadora um plano de desenvolvimento e aprendizagem integral da criança, valorizando a atividade natural da criança, o Brincar, a Exploração/Descoberta do Mundo que a rodeia por si só e em grupo.

A AAASE tem ainda como referencia o Guião Técnico nº 4, Creche, editado pela ex-DGAS, aprovado em 29.11.1996. Este Guião sugere a Creche como “uma resposta social, onde a criança deve ser acolhida, amada e respeitada na sua originalidade e ajudada a crescer harmoniosamente. Dado que os primeiros anos de vida são decisivos no desenvolvimento do ser humano, este Guião integra um conjunto de normas que constituem princípios orientadores, de forma a que as creches estejam organizadas de modo a criarem um quadro de vida capaz de responder, de forma particular, às necessidades e interesses das crianças.”

Na creche, o principal são de facto as rotinas, os tempos de atividades livres e os vínculos afetivos que se criam com a equipa educativa, existindo sempre uma intencionalidade educativa, flexível, respeitando a individualidade de cada criança, tendo por base as atividades planeadas adequadas a cada faixa etária.

 

Candidaturas 2018-2019

 

 

Aceitam-se candidaturas para o ano letivo 2018-2019, a partir de dia 02 de Janeiro de 2018.

A escola poderá ser visitada, mediante marcação.

Dias preferenciais: terças, quintas e sextas-feiras pelas 10:00h.

Ficha de candidatura

Folheto informativo

Missão, Visão e Valores

 

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Projeto Educativo de Escola 2016-2019

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