A festa litúrgica de São Francisco de Sales

24/01/2022

Hoje a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São Francisco de Sales, o pastor zeloso e mestre de caridade que inspirou Dom Bosco com seu humanismo, otimismo e dedicação, levando-o a fundar a Pia Sociedade de São Francisco de Sales, os Salesianos.

 

São Francisco de Sales nasceu em 1567 numa família da nobreza do ducado de Saboia. Estudou teologia e direito em Paris e em Pádua e é considerado o padroeiro dos escritores e jornalistas. Escreveu sobre direção e formação espiritual, sendo as suas obras mais divulgadas a “Introdução à Vida Devota” (1608) e o “Tratado do Amor de Deus” (1616). Em 1610 fundou ainda, com Santa Joana Francisca de Chantal, a Ordem da Visitação de Santa Maria em Annecy.

 

Faleceu em dezembro de 1622 em Lyon, e esta litúrgica celebra-se hoje, a 24 de janeiro, por ser o dia em que foi sepultado na igreja do Mosteiro da Visitação em Annecy. Foi canonizado pelo Papa Alexandre VII em 1665 e declarado doutor da Igreja pelo Papa Pio IX em 1877.

 

Bosco, nas resoluções da sua ordenação sacerdotal escreveu, inclusivamente, “que a caridade e a bondade de S. Francisco de Sales me guiem em tudo” e em 1854 declarou: “Nossa Senhora quer que criemos uma Congregação. Decidi que nos chamaremos Salesianos. Colocamo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales, com a finalidade de participar da sua imensa amabilidade”. O nome desta Congregação foi “Pia Sociedade de São Francisco de Sales” e o primeiro pequeno grupo era composto por 17 jovens que desejavam seguir os seus passos trabalhando pela juventude.

Siga-nos nas redes sociais