A Instituição

Origens e história

A Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril foi constituída oficialmente em 9 de setembro de 1977, completando no corrente, 44 anos de existência.

Cumprindo a vontade de D. Bosco, são objetivos da Associação:

   – Aprofundar os valores da educação recebida; 

   – Promover e defender os valores inerentes à pessoa e à família;

   – Inserir-se ativamente no mundo cultural, social e nos organismos humanitários;

   – Favorecer a educação dos jovens;

   – Educar para a solidariedade.

Explicita o artigo nº 2 dos seus Estatutos:

A Associação que não tem fins lucrativos, exerce a sua atividade motivada pelo sentimento do afeto e devoção fraternal que liga toda a Família Salesiana, pela exigência de conservar e desenvolver os ensinamentos da escola de D. Bosco e ainda pela intenção de difundir, pela ação, o espírito salesiano.

Atualmente, a Associação conta com 803 associados, podendo nela inscreverem-se os antigos alunos da Escola Salesiana do Estoril, da própria Associação ou de qualquer outra Instituição Salesiana de ensino, do Concelho de Cascais.

Os passos da sua história podem, sucintamente, resumir-se ao seguinte:

Em 1984, um grupo de Antigos Alunos do Estoril, decidiu solicitar à Câmara Municipal de Cascais a cedência de um terreno com vista à construção do edifício/sede que pudesse agrupar todos os que, saindo das Escola Salesiana do Estoril, pretendessem manter ligação à Família Salesiana e pôr em prática os ensinamentos de D. Bosco.

Em 1986 foi cedido pela Câmara Municipal de Cascais, em direito de superfície, um terreno com uma área de cerca de 8.000 m2, na localidade da Amoreira.

Em 21 de Janeiro de 1989, foi lançada a primeira pedra e iniciada a construção do Centro Social D. Bosco.

Em 21 de Maio de 1991, a Associação foi erigida como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Em 1997 recebeu as primeiras crianças na sua Creche.

Atualmente tem a funcionar uma Creche com Berçário e um Pré-escolar, onde diariamente são recebidas cerca de cento e cinquenta crianças e tem um quadro de pessoal de 28 colaboradores.

Hoje, a Associação dispõe de um conjunto de salas devidamente apetrechadas, para além de outras infraestruturas de apoio, de que se destacam o ginásio, uma capela, um auditório devidamente equipado, um salão multiusos, um refeitório com cozinha, um polidesportivo e três parques infantis.

Para além desta vertente escolar, a Associação promove eventos que visam juntar os associados, com destaque para o Dia Local dos Antigos Alunos, onde se reúne, no almoço anual comemorativo, mais de uma centena e meia de associados.

A Associação organiza para os Antigos Alunos, crianças da catequese e pessoas da comunidade local, passeios de cariz religioso a Fátima, passeios lúdicos de convívio, bem como práticas desportivas, ginástica funcional, yoga, dança, etc.

Promove anualmente a Campanha de solidariedade de Natal, que visa a recolha de bens alimentares para distribuição a famílias carenciadas.

Aos sábados são ainda desenvolvidas atividades religiosas na Pastoral, como a catequese e a celebração da Eucaristia, para as crianças e população da comunidade.

Também a Procissão noturna de Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 24 de Maio, tem sido uma iniciativa anual, que percorre as ruas circundantes e que junta várias dezenas de habitantes locais.

Atualmente os esforços da Associação estão concentrados na aprovação, pela CM Cascais, do projeto para construção de raiz, de um novo edifício Creche e Pré-Escolar para 200 crianças, num investimento que se estima em 2 milhões de euros.

Missão

Educar para o Bem

Visão

“Uma instituição de referência
no campo educativo,
aberta a
novos desafios e de profunda
vivência do carisma Salesiano