A nossa
creche

Razão, Amor e Espiritualidade

A nossa Escola foi criada com o intuito de dar uma resposta educativa de qualidade na primeira infância, utilizando os mais conceituados princípios e metodologias ao nível da educação, conjugados com a pedagogia salesiana. É através do Sistema Preventivo de Dom Bosco que atuamos diariamente e defendemos uma educação assente em três pilares principais: Razão, Amor e Espiritualidade.

A Creche

A Creche é a primeira “escolinha” preparada a acolher os vossos filhos.

É uma resposta educativa que presta acompanhamento pedagógico e
cuidados especializados a bebés e crianças entre os 4 e os 36 meses de idade.

É neste espaço que iremos acompanhar os primeiros passos, as primeiras
palavras e onde os vossos filhos irão aprender a socializar e a fazer os
primeiros amigos.

A vida profissional dos pais, cada vez mais exigente, implica a necessidade de implementação de equipamentos adequados para receber as suas crianças nos primeiros meses de vida, revelando-se como estrutura indispensável de apoio às famílias. 

Na Creche a criança é acolhida, amada e respeitada na sua originalidade e ajudada a crescer harmoniosamente, nesta fase tão decisiva para a formação e desenvolvimento do adulto em que um dia se tornará.

Objetivos gerais em Creche

Proporcionar à criança um ambiente de estabilidade e segurança afetiva, que seja própria ao desenvolvimento global e harmonioso de todas as suas capacidades

Colaborar estritamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança

Respeitar as características individuais de cada criança, estimulando comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas

Contribuir para uma boa integração no meio físico e social envolvente, permitindo à criança oportunidade de observar e compreender o que se passa à sua volta de forma a participar de maneira mais adequada

Desenvolver as capacidades de experimentação, comunicação e criatividade

Incentivar a participação das famílias no processo educativo

in Guião Técnico nº 4, Creche, editado pela ex-DGAS, aprovado em 29.11.1996 (adaptado)

 

Parceria com
a Plataforma
de Qualificação
de Creches

A Plataforma de Qualificação de Creches, “Crescer Melhor em Cascais” promovida pela Câmara Municipal de Cascais, foi formalizada em fevereiro de 2011, na sequência da reformulação do Protocolo de Desenvolvimento Social do concelho. 

Visa contribuir para a qualificação da resposta social de Creche e para uma maior adequação às necessidades dos munícipes. Estão nela representadas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com acordos de cooperação com a Segurança Social.

Esta qualificação é estimulada através da atribuição de apoios financeiros para projetos pedagógicos/ações e para reforço financeiro das instituições que integram clientes de agregados familiares socioeconomicamente mais vulneráveis. 

A AAASE, tem uma participação ativa nesta parceria, contribuindo para a auscultação das necessidades do concelho e para a criação de uma oferta de qualidade no serviço de Creche.

Através da plataforma, desenvolve-se um trabalho em parceria com as creches do concelho de Cascais, pelo desenvolvimento de projetos de formação profissional, de ações de intervenção sócio- educativa e partilha de boas práticas.

Siga-nos nas redes sociais