Os Pequenos Cientistas da sala lima dedicaram experiências cientificas para medir os diferentes estados do tempo! 

Há dias em que está sol e calor, outros em que chove, noutros a chuva é acompanhada de frio e vento, às vezes o vento é fraco, outras vezes sopra muito forte….

Para os cientistas descreverem os estados do tempo, reúnem informações sobre as nuvens, a temperatura e o vento, entre outras… 

A cientista Sandra desafiou as crianças da sala lima a reconstruir instrumentos meteorológicos.

As crianças construíram um Catavento e um Termómetro de Palhinha e para tal, utilizaram as ciências em jardim de infância.

Com o catavento as crianças observaram que quando o vento sopra, o catavento move-se. Ou seja, o vento sopra e empurra a seta indicando uma direção. A seta pode deslocar-se para Norte, Sul, Este ou Oeste e o vento leva o pólen para outros locais, polinizando outras culturas.

Com o Termómetro de Palhinha as crianças verificaram que a água a temperatura altera os estados de sobe no tubo quando a temperatura aumenta e desce quando está frio.

A temperatura é medida através das alterações verificadas ao nível da água. Os líquidos expandem-se quando aquecidos e contraem-se quando são arrefecidos. O líquido do termómetro absorve calor e expande-se quando contacta com algum objeto mais quente do que ele e contrai-se quando entre em contacto com alguma coisa mais fria. O mercúrio e o álcool colorido são normalmente usados como líquidos dos termómetros porque eles reagem mais depressa às diferenças de temperatura.

Com estes instrumentos os meninos da Sala Lima construíram uma estação meteorológica. Estas experiências foram posteriormente partilhadas com os amigos da sala Amarela.

 Foi uma experiência muito interessante e divertida!  

 

 


Projeto Educativo de Escola 2016-2019

Leitura rápida

Completo

Download

Apoiar a AAASE


Somos um Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que dirige a sua atividade principal para a educação e ainda para o apoio às famílias e comunidade.

Saiba como ajudar-nos ao preencher a sua Declaração de IRS.

Mais informações...