O Antigo Aluno Salesiano - Engenheiro Carlos Oliveira, que fundou a empresa portuguesa de engenharia “DDN”, terminou o primeiro edifício utilizando o sistema SIMBA.

03/05/2023

O Antigo Aluno Salesiano – Engenheiro Carlos Oliveira, que fundou a empresa portuguesa de engenharia “DDN”, terminou o primeiro edifício utilizando o sistema SIMBA (Sistema Construtivo em Blocos Autoportantes de Betão Armado). Esta inovação na área da construção permite ter uma gestão mais eficiente de tempo e custos e está a ser pioneira nesta área. A empresa do Engenheiro Carlos Oliveira, juntamente com o Instituto Superior Técnico, estão a estudar mais soluções que envolvam a robótica e a construção civil.

O primeiro projeto concluído da DDN é a residência para os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública da Amadora mas estão várias obras para habitação e hotelaria em curso com o sistema modular SIMBA, noticiou o suplemento “Imobiliário” do jornal Expresso.

O sistema SIMBA permite que 80% do processo de construção seja feito em fábrica ao invés da construção tradicional e permite reduzir o tempo de construção em 50%, em 90% o desperdício da obra e em 30% a mão de obra necessária. Apresenta também poupanças ao nível dos custos, rondando os 900 euros por metro quadrado, valor abaixo dos 1.100 euros por metro quadrado na construção a custos reduzidos e dos 2.500 a 3.000 euros por metro quadrado da construção média. Foi desenvolvido pela “DDN” e pela construtora “Global Engineering”, com o apoio do Instituto Superior Técnico.

A “DDN” e o Instituto Superior Técnico de momento estão a estudar mais aplicações da robótica à construção civil, mais concretamente na criação de um braço robotizado para assentar ladrilho e azulejo em fábrica.

Siga-nos nas redes sociais

Contactos

Links úteis

Rua D. Bosco nº. 1381, 2765-131 Estoril, Portugal

+351 214 662 270

+351 966 864 467

+351 961 337 139

direccao@aaase.pt

direcaogeral@aaase.pt

areapedagogica@aaase.pt

secretaria@aaase.pt