Projecto Educativo

7 - Conceção e Desenvolvimento Temático

A AAASE é um espaço pensado e organizado num contexto de educação de infância, onde existe uma intencionalidade educativa, que se concretiza através da disponibilização de um ambiente culturalmente rico e estimulante e do desenvolvimento de um processo pedagógico coerente e consistente, em que as diferentes experiências e oportunidades de aprendizagem têm sentido e ligação entre si.

Neste processo, o desenvolvimento de relações afetivas estáveis, em que a criança é acolhida e respeitada, promove um sentimento de bem-estar e a vontade de interagir com os outros e com o mundo. Contudo, cada criança não se desenvolve e aprende apenas no contexto de educação de infância, mas também noutros em que viveu ou vive, nomeadamente no meio familiar, cujas práticas educativas e cultura própria influenciam o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Neste sentido, importa que o/a educador/a estabeleça relações próximas com esse outro meio educativo, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento da criança e o sucesso da sua aprendizagem, sendo assim, um caminho para o sucesso escolar e, mais amplamente, para o sucesso na vida.

Por outro lado, é de extrema importância enquadrar a prática educativa e as aprendizagens dos alunos com a realidade dos nossos dias e com os grandes temas culturais e humanos da atualidade.

Num mundo feito de mudança, em que por vezes valores humanitários como a Paz, o respeito pelo Outro, a aceitação da diferença e a preservação do Planeta em que vivemos são deixados para segundo plano, quando outros interesses se levantam, decidiu-se dedicar o triénio 2016/2019 ao grande tema aglutinador:

  

 “Aprender a viver juntos”

Na realidade este tema constitui o 4º pilar para a educação de Jacques Delors. Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, e são eles:

“Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a ser e Aprender a viver juntos”.

Através deste 4º pilar, preconiza-se a promoção da cooperação com os outros em todas as atividades da vida humana.

Este constitui um dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Enquadra-se neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Aposta-se na educação como veículo de paz, tolerância e compreensão.

E como chegar a tal resultado?

O caminho deverá assentar em dois princípios:

Primeiro partir para a “descoberta progressiva do outro” pois, sendo o desconhecido a grande fonte de preconceitos, o conhecimento real e profundo da diversidade humana combate diretamente este “desconhecido”.

Depois a descoberta de pontos comuns entre povos, pois, se analisarmos a História Humana, constataremos que o Homem tende a temer o desconhecido e a aceitar o semelhante. É então a partir do conhecimento do outro que se diluem os receios e os preconceitos que conduzem aos conflitos entre os homens.

Dividimos esta grande temática em três subtemas anuais, por forma a enquadrar primeiro as nossas crianças na realidade que lhes é mais próxima e depois, progressivamente, partir para o conhecimento do Mundo. Neste pressuposto serão trabalhados os 3 anos letivos entre 2016 e 2019:

  

Aprender a viver juntos – Portugal aqui estou eu (2016-2017)

Durante o primeiro ano do projeto educativo, será trabalhado o reconhecimento da criança enquanto sujeito individual do processo educativo, partindo das suas experiências pessoais e familiares e valorizando os seus saberes e competências, para desenvolver as suas potencialidades.

A diversidade das realidades de cada família e de cada região de Portugal será encarada como um meio privilegiado para enriquecer as experiências e criar oportunidades de aprendizagem de cada criança no grupo.   A pesquisa da cultura portuguesa será realizada através da exploração das áreas de conteúdo, contando ainda com a preciosa colaboração das famílias. Será promovida noção das diferenças e diversidade cultural dentro de um mesmo país.

Aprendizagens a desenvolver pela criança:

Conhecer e aceitar as suas características pessoais e a sua identidade social e cultural, situando-a em relação aos outros.

– Reconhecer e valorizar laços de pertença social e cultural.

 

Aprender a viver juntos – Europa aqui estamos nós (2017-2018)

O desenvolvimento da criança processa-se num todo em, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam a atuam em conjunto. A atribuição de sentidos, tanto em relação ao mundo que a rodeia como na compreensão das relações que estabelece com os outros, são essenciais na construção da sua identidade.

Durante o segundo ano do projeto, pretende-se promover o conhecimento dos diferentes países e culturas da Europa. Como estratégia, será explorada a relação com outras crianças provenientes de famílias de outros países da Europa, facilitando o desenvolvimento de competências socias e comunicacionais e simultaneamente descobrindo outras culturas na europa. Serão ainda realizados trabalhos de pesquisa e partilha de resultados.

Aprendizagens a desenvolver pela criança:

- Características de traços culturais de diferentes países europeus;

- Compreensão dos pontos comuns e das particularidades de cada cultura do continente europeu;

 

Aprender a Viver Juntos – Á Descoberta do Mundo (2018-2019)

No terceiro ano do projeto, após ter conhecido a realidade cultural do nosso país e seguidamente do continente europeu, será promovida a perspetiva do conhecimento do Mundo e das particularidades globais.

Será promovido o conhecimento e o respeito pela diferença no processo educativo, como forma de promoção da Paz no Mundo.

A aceitação da diversidade é entendida como forma de educação intercultural em que as diferentes maneiras de ser e de saber contribuem para o enriquecimento da vida do grupo, para dar sentido à aquisição de novos saberes e à compreensão de diferentes culturas.

Serão realizadas atividades que favoreçam a exploração lúdica da capacidade de intervenção comunitária e a disponibilidade para a mudança, conducentes a uma realização individual e social da criança;

Aprendizagens a desenvolver:

- Respeitar a diversidade e solidarizar-se com os outros.

- Desenvolver uma atitude crítica e interventiva relativamente ao que se passa no mundo que a rodeia.

 

A metodologia pedagógica utilizada na AAASE é uma metodologia eclética, tendo por base os modelos High Scope, Movimento de Escola Moderna e Metodologia de Projeto. São selecionadas ferramentas pedagógicas de cada uma destas correntes, bem como os aspetos considerados mais significativos para desenvolver a Prática Pedagógica.

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Projeto Educativo de Escola 2016-2019

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